Novo esquema de vacinação contra poliomielite substitui gotinha por dose injetável para crianças até cinco anos

Em Palmas, as Unidades de Saúde da Família (USFs), sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), já estão aplicando o novo modelo

 

Desde segunda-feira, 4 , o Ministério da Saúde (MS) adotou um novo esquema vacinal contra a poliomielite em todo o Brasil. Em Palmas, as Unidades de Saúde da Família (USFs), sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), já estão aplicando o novo modelo, que substitui a tradicional dose oral (gotinha) pela injetável.

A vacina é obrigatória e destinada a crianças menores de cinco anos, ajudando a prevenir a paralisia infantil, uma doença erradicada no país há mais de três décadas graças às campanhas de vacinação em massa.

Anteriormente, o esquema de vacinação contra a poliomielite incluía três doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), aplicadas de forma injetável aos dois, quatro e seis meses de idade. Aos 15 meses, era dada a primeira dose de reforço da Vacina Oral da Poliomielite (VOP), seguida pela segunda dose de reforço, também oral, aos quatro anos. Com o novo esquema, o reforço oral foi retirado e, agora, há apenas uma dose de reforço injetável aos 15 meses, simplificando o processo e modernizando a aplicação.

Juliana Araújo de Souza, enfermeira da Central Municipal da Rede de Frio (Cemurf) da Semus, explicou que as crianças que já receberam a primeira dose de reforço oral aos 15 meses devem agora tomar a dose de reforço na forma injetável.

“Teremos algumas crianças que estarão no meio da transição entre os esquemas vacinais. Ou seja, fizeram a primeira dose do reforço com a oral, mas agora terão que se adaptar para o novo modelo, tomando a dose injetável a partir de 30 dias de intervelo do primeiro reforço. Uma observação importante é que o prazo máximo para completar o esquema da polio é antes da criança completar cinco anos”, explicou a enfermeira.

Onde encontrar a vacinação e documentação necessária

As doses contra a poliomielite estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, das 8h às 18h. Para a vacinação, os responsáveis devem apresentar o documento de identificação da criança, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação, garantindo o registro completo das doses.

Esquema resumido do novo modelo

  • 2 meses: Primeira dose (injetável)
  • 4 meses: Segunda dose (injetável)
  • 6 meses: Terceira dose (injetável)
  • 15 meses: Dose de reforço (injetável)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais