Novo esquema de vacinação contra poliomielite substitui gotinha por dose injetável para crianças até cinco anos

 

Desde segunda-feira, 4 , o Ministério da Saúde (MS) adotou um novo esquema vacinal contra a poliomielite em todo o Brasil. Em Palmas, as Unidades de Saúde da Família (USFs), sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), já estão aplicando o novo modelo, que substitui a tradicional dose oral (gotinha) pela injetável.

A vacina é obrigatória e destinada a crianças menores de cinco anos, ajudando a prevenir a paralisia infantil, uma doença erradicada no país há mais de três décadas graças às campanhas de vacinação em massa.

Anteriormente, o esquema de vacinação contra a poliomielite incluía três doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), aplicadas de forma injetável aos dois, quatro e seis meses de idade. Aos 15 meses, era dada a primeira dose de reforço da Vacina Oral da Poliomielite (VOP), seguida pela segunda dose de reforço, também oral, aos quatro anos. Com o novo esquema, o reforço oral foi retirado e, agora, há apenas uma dose de reforço injetável aos 15 meses, simplificando o processo e modernizando a aplicação.

Juliana Araújo de Souza, enfermeira da Central Municipal da Rede de Frio (Cemurf) da Semus, explicou que as crianças que já receberam a primeira dose de reforço oral aos 15 meses devem agora tomar a dose de reforço na forma injetável.

“Teremos algumas crianças que estarão no meio da transição entre os esquemas vacinais. Ou seja, fizeram a primeira dose do reforço com a oral, mas agora terão que se adaptar para o novo modelo, tomando a dose injetável a partir de 30 dias de intervelo do primeiro reforço. Uma observação importante é que o prazo máximo para completar o esquema da polio é antes da criança completar cinco anos”, explicou a enfermeira.

Onde encontrar a vacinação e documentação necessária

As doses contra a poliomielite estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, das 8h às 18h. Para a vacinação, os responsáveis devem apresentar o documento de identificação da criança, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação, garantindo o registro completo das doses.

Esquema resumido do novo modelo

  • 2 meses: Primeira dose (injetável)
  • 4 meses: Segunda dose (injetável)
  • 6 meses: Terceira dose (injetável)
  • 15 meses: Dose de reforço (injetável)
Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]