Os ministros do Superior Tribunal Militar (STM) escolheram, nesta quinta-feira (5), a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha como a nova presidente da Corte. Durante a mesma sessão de votação, o atual presidente, ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, foi eleito vice-presidente.
Natural de Belo Horizonte (MG), Maria Elizabeth tem uma longa trajetória no Direito e no STM. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em 1982, tornou-se Procuradora Federal após ser aprovada em concurso público em 1985. Além disso, é doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A ministra tomou posse como integrante do STM em 27 de março de 2007 e já deixou sua marca na história da instituição ao ser a primeira mulher a assumir a presidência do tribunal no biênio 2013-2015, após ter atuado como vice-presidente.
Casada com o general de divisão Romeu Costa Ribeiro Bastos, Maria Elizabeth terá um novo mandato na liderança do STM, ao lado de Francisco Joseli, para o biênio 2025-2027. A posse está programada para março de 2025, com a data exata ainda a ser definida.
A trajetória da ministra reflete um marco para o tribunal, reafirmando sua contribuição à história e à representatividade na Justiça Militar brasileira.