O Tribunal do Júri da Comarca de Natividade condenou nessa quinta-feira, 18 , Sebastião Monteiro do Nascimento, de 56 anos, pelo assassinato de seu amigo Berlindo Aves dos Santos, ocorrido na zona rural de Santa Rosa do Tocantins.
Segundo o processo, Sebastião e Berlindo passaram a noite bebendo juntos na residência da vítima. Pela manhã, os dois se desentenderam e, durante a discussão, Sebastião desferiu uma facada no peito de Berlindo, que morreu no local.
O agricultor foi denunciado dois anos após o ocorrido, mas fugiu da Justiça até ser preso em 2017. Em 2018, foi levado a júri, mas recorreu às instâncias superiores. A decisão final confirmou o júri em 2021, ano em que ele desapareceu novamente, sendo intimado por edital. Em 2024, o julgamento finalmente foi realizado.
Defesa e decisão do júri
A defesa alegou que Sebastião agiu em legítima defesa e pediu que o crime fosse considerado cometido em violenta emoção, sem as qualificadoras de motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Os jurados, no entanto, decidiram que o assassinato ocorreu por motivo fútil e de maneira que impediu a reação de Berlindo.
Sentença
O juiz William Trigilio da Silva definiu a pena inicial em 12 anos, aplicando as agravantes, elevando a pena para 14 anos em regime fechado. Devido à gravidade do crime, o magistrado determinou que Sebastião fosse preso imediatamente, sem direito a recorrer em liberdade.
O condenado ainda pode apresentar recurso ao Tribunal de Justiça.