O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou os segurados para que fiquem atentos ao prazo de 60 dias para realizar o saque dos benefícios. Caso o pagamento não seja retirado dentro desse período, o valor será devolvido pelo banco ao INSS.
A devolução após o prazo estipulado é uma medida de segurança que visa evitar fraudes, como o saque indevido de benefícios, por exemplo, por parte de familiares de segurados falecidos. Quando isso acontece, o banco devolve o montante ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação.
Caso o beneficiário não consiga realizar o saque dentro do prazo, é possível regularizar a situação de forma simples. Basta solicitar o “pagamento de benefício não recebido” através do site ou aplicativo Meu INSS, ou então ligar para a Central Telefônica 135. No site, o usuário precisa fazer login com CPF e senha, e procurar pelo serviço mencionado. Já na Central 135, o atendimento é gratuito e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Prova de vida e atualização cadastral
A partir de 2023, o INSS passou a realizar a prova de vida através do cruzamento de dados, mas os segurados que preferirem, ainda podem fazê-la presencialmente, usando o Meu INSS, a Central 135, ou indo ao banco onde recebem o pagamento. O INSS suspendeu os bloqueios relacionados à prova de vida por meio de portarias do ministro Lupi, e o artista, no caso, não teve seu benefício bloqueado por essa razão.
Importância da atualização cadastral
Outro ponto importante é que, para evitar problemas como o mencionado, é essencial que os segurados mantenham seu cadastro atualizado, tanto no banco onde recebem o benefício quanto no INSS. Isso facilita o contato da autarquia com o beneficiário, evitando transtornos futuros.









