Geral

Uso prolongado de telas pode trazer sérios problemas às crianças

Publicado por
Fernanda Vieira

O uso prolongado de telas, como celulares, tablets, televisores e computadores, pode acarretar uma série de problemas à saúde das crianças, de acordo com o enfermeiro da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Ilton Batista.

A exposição à luz azul emitida por dispositivos eletrônicos pode causar vários efeitos negativos nas crianças. “Essa luz pode interferir no ciclo sono-vigília e afetando o descanso adequado”. Ilton destacou que o uso excessivo pode trazer problemas a longo prazo, como desconforto ocular, fadiga e riscos para a saúde dos olhos, podendo contribuir para problemas de visão. “Limitar o tempo de exposição, utilizar modos noturnos e garantir iluminação adequada são medidas importantes para minimizar esses riscos e assim estar promovendo a saúde ocular e o bem-estar das crianças”, enfatizou.

Para finalizar, o enfermeiro destacou que o desenvolvimento de atividades que não envolvam telas pode estimular o pensamento e permitir a interação com familiares e amigos, especialmente para crianças.

Fernanda Vieira

Atuo no ramo jornalístico a mais de 10 anos, tendo como paixão as coberturas policiais. Meu sonho é me profissionalizar no jornalismo investigativo.