Tocantins registra aumento na geração de empregos e se destaca como exemplo de desenvolvimento econômico

Publicado por
Flávia Ferreira

 

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Tocantins mantém indicadores positivos na geração de empregos. No período de janeiro a maio de 2023, foi registrado um aumento de 6% no número de admissões em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento se traduz na criação de 1.165 novas vagas de trabalho somente no mês de maio e um total de 6,8 mil vagas ao longo do ano.

O secretário Carlos Humberto Lima afirma que esses dados são reflexo do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para fomentar um ambiente favorável aos negócios, resultando em mais empregos e renda para a população. “A manutenção de um crescimento contínuo indica que boas estratégias foram adotadas e que as políticas públicas do Governo, que são voltadas para a geração de emprego e renda, têm surtido efeitos positivos. Alcançamos esse resultado devido às ações do estado para atração de investimentos para o Tocantins e, consequentemente, criando novos empregos e possibilitando a geração de renda aos nossos cidadãos”, destacou o secretário.

A pesquisa mostrou que houve um crescimento no emprego nos setores da construção (28%), agricultura (20%) e serviços (19%) no acumulado do período. A distribuição dos novos empregos ficou da seguinte forma: 3.749 vagas no setor de serviços, 839 no comércio, 826 na agricultura, pecuária e pesca, 783 na construção e 603 na indústria. A capital do estado liderou a criação de empregos, com 738 novas vagas somente no mês de maio, seguida por Araguaína, que criou 266 novos empregos, e Paraíso do Tocantins, com 91.

O estado vem se destacando como um exemplo de promoção bem-sucedida do desenvolvimento econômico e social.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT