Categorias: Geral

Sebrae e Energisa promovem projeto “Energia Para Crescer” que visa impulsionar agricultura familiar

Publicado por
Fernanda Vieira

Desde o ano de 2020, o Sebrae já realizou mais de 1,1 milhão de atendimentos distribuídos em todo território brasileiro. Graças aos trabalhos, os números de novos pequenos negócios rurais saiu de 69 mil e alcançou a marca de mais de 163,6 mil. Esses números foram registrados de 2020 à 2022, representando assim uma alta de 137%.

Em comemoração ao Dia do Agricultor, 28 de julho, o Sebrae Tocantins juntamente com a Energisa se uniram e criaram o projeto “Energia Para Crescer”, com o objetivo de promover o desenvolvimento da produção de alimentos bem como impulsionar empreendedorismo local.

De acordo com a gerente do Sebrae, Milena Lima, o projeto é de suma importância para as comunidades quilombolas do Jalapão. “ Uma das vertentes que estão sendo desenvolvidas dentro do projeto é o Sisteminha, que basicamente visa utilizar a água dos tanques de peixes para regar as hortaliças, resultando assim no aproveitamento de recursos naturais e evitando o desperdício”, destacou.

Peixe e Horta, como é nomeado, é um sistema integrado que impacta positivamente os moradores, que acabam vendo futuro em suas terras.

Para Aldo Gomes Batista, que é membro da Comunidade Mumbuca, o “Sisteminha” traz muitos benefícios para a população como o aumento da produção de alimentos de qualidade e também para promover o desenvolvimento local. “ Esse projeto veio em uma boa hora, pois tivemos a oportunidade de fazer cursos que nos auxiliaram a entender como é todo o processo do sistema, e assim poderemos ter peixes e hortaliças que futuramente serão tanto para consumo quanto para a venda, contribuindo assim para a nossa economia”, afimou.

A Energisa destacou que não somente ofereceu o apoio para realizar a instalação do “Sisteminha”, mas como também ouviu as comunidades com o objetivo auxiliar no melhoramento do empreendedorismo do local.

Além do projeto, a parceria entre a Energisa e o Sebrae apoiou vários eventos culturais, como a Festa da Colheita de Capim Dourado e a Festa da Rapadura.

No total, Leandro Fernandes da Costa, gerente de Gestão e Projetos da Energisa, destacou que de 2021 à 2023 já foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão, que foram distribuídos entre dar cursos para a população, fortalecer a governança local, dar mais qualidades ao turismo local e apoiar os eventos.

Fernanda Vieira

Atuo no ramo jornalístico a mais de 10 anos, tendo como paixão as coberturas policiais. Meu sonho é me profissionalizar no jornalismo investigativo.