Sebrae e Energisa promovem projeto “Energia Para Crescer” que visa impulsionar agricultura familiar

Projeto é realizado nas comunidades quilombolas do Jalapão

Desde o ano de 2020, o Sebrae já realizou mais de 1,1 milhão de atendimentos distribuídos em todo território brasileiro. Graças aos trabalhos, os números de novos pequenos negócios rurais saiu de 69 mil e alcançou a marca de mais de 163,6 mil. Esses números foram registrados de 2020 à 2022, representando assim uma alta de 137%.

Em comemoração ao Dia do Agricultor, 28 de julho, o Sebrae Tocantins juntamente com a Energisa se uniram e criaram o projeto “Energia Para Crescer”, com o objetivo de promover o desenvolvimento da produção de alimentos bem como impulsionar empreendedorismo local.

De acordo com a gerente do Sebrae, Milena Lima, o projeto é de suma importância para as comunidades quilombolas do Jalapão. “ Uma das vertentes que estão sendo desenvolvidas dentro do projeto é o Sisteminha, que basicamente visa utilizar a água dos tanques de peixes para regar as hortaliças, resultando assim no aproveitamento de recursos naturais e evitando o desperdício”, destacou.

Peixe e Horta, como é nomeado, é um sistema integrado que impacta positivamente os moradores, que acabam vendo futuro em suas terras.

Para Aldo Gomes Batista, que é membro da Comunidade Mumbuca, o “Sisteminha” traz muitos benefícios para a população como o aumento da produção de alimentos de qualidade e também para promover o desenvolvimento local. “ Esse projeto veio em uma boa hora, pois tivemos a oportunidade de fazer cursos que nos auxiliaram a entender como é todo o processo do sistema, e assim poderemos ter peixes e hortaliças que futuramente serão tanto para consumo quanto para a venda, contribuindo assim para a nossa economia”, afimou.

A Energisa destacou que não somente ofereceu o apoio para realizar a instalação do “Sisteminha”, mas como também ouviu as comunidades com o objetivo auxiliar no melhoramento do empreendedorismo do local.

Além do projeto, a parceria entre a Energisa e o Sebrae apoiou vários eventos culturais, como a Festa da Colheita de Capim Dourado e a Festa da Rapadura.

No total, Leandro Fernandes da Costa, gerente de Gestão e Projetos da Energisa, destacou que de 2021 à 2023 já foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão, que foram distribuídos entre dar cursos para a população, fortalecer a governança local, dar mais qualidades ao turismo local e apoiar os eventos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais