Geral

Quase 10 mil pessoas foram atendidas na Casa de Apoio Vera Lúcia nos seis primeiros meses de 2023

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani atendeu  9.903 mil pessoas entre os meses de janeiro a junho de 2023. Mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a casa foi criada para hospedar pacientes do interior, além de outros estados, que precisam estar na Capital para se submeter a algum tratamento de saúde, em hospitais públicos estaduais. Também são atendidos os acompanhantes.

Em todo o ano de 2022, a Casa recebeu mais de 18,6 mil atendimentos.

Os hóspedes são encaminhados para a Instituição por meio da seleção dos profissionais de assistência social do Hospital Geral, Hospital e Infantil e Maternidade Dona Regina. A instituição pode atender mais de 120 pessoas, por dia.

Conforme o Governo do Tocantins a casa além de “oferecer hospedagem, com conforto e condições dignas, gratuitamente, a instituição também garante as principais refeições”. O atendimento ocorre durante 24 horas, ainda são oferecidos transporte para locomoção do atendimentos em saúde, acompanhamento nutricional e orientações psicológicas, e agora passará a ter um profissional que realiza o acompanhamento psicológico.

Casa de Apoio

A Casa de Apoio oferece, ainda, um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, minicursos e apoio espiritual, entre outras, contando com a contribuição de parceiros e voluntários.

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Localização

A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde. Endereço: 203 sul, AV LO-05, APM-01. Tel: 3218 2465.

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte