Protocolo de Atendimento para os casos de violência obstétrica será apresentado em junho

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)
O Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) e o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do TO realizam no próximo dia 13 de junho, o Seminário “Em defesa da saúde das mulheres”. O evento tem na programação a apresentação do Protocolo de Atendimento da Defensoria Pública do Tocantins destinado aos casos de violência obstétrica, e que foi elaborado conjuntamente com movimentos sociais.
O documento considera que, conforme o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), as mulheres são maioria da população brasileira e principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Seminário
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins realizará no dia 13 de junho, no auditório da Instituição em Palmas. Para participar, inscreva-se no link: https://eventos.defensoria.to.def.br/core/evento/
Além do público interno da Defensoria Pública, o evento será aberto para profissionais da área de atendimento às mulheres, profissionais da saúde e acadêmicas(os). O objetivo é debater os principais direitos da saúde das mulheres sob um olhar interdisciplinar.
Programação
9h40: Políticas públicas de saúde das mulheres (contexto histórico e evolução)
10h: Saúde mental das mulheres. Por que devemos falar sobre isso?
10h20: O Papel da Defensoria Pública na defesa da saúde das mulheres
10h40 – 12h: Debate
14h30: Saúde das mulheres dos povos originários, mulheres negras e quilombolas
15h30: Apresentação do Protocolo de atuação interna em casos de violência obstétrica da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e o Roteiro para auxílio nas vistorias em Maternidades e no Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis)
Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida