A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Tocantins, lançou nesta segunda-feira (14), o programa Escola de Emoções, que visa implementar o ensino socioemocional nas escolas públicas de todo o Estado. Desta vez, a ação ocorreu no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas.
De acordo com o vice-governador, Laurez Moreira, o projeto que faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), é de grande importância pois garante o fortalecimento da comunidade escolar.
“Estou extremamente feliz em poder estar participando desse momento importante para a nossa educação. O nosso objetivo é de estar investindo cada vez mais nesta área, e eu e o governador Wanderlei Barbosa estamos dando mais atenção a essa pauta, principalmente no quesito valorização dos profissionais da educação”, afirmou Laurez Moreira.
Já Fábio Vaz, secretário de Estado da Educação, destacou que Tocantins tem grande potencial para realizar esse projeto com excelência e fazer o diferencial na comunidade escolar. “O projeto servirá para estar capacitando os profissionais da educação, e garantir uma educação mais humana, respeitando toda a conjuntura de estudante, professores e famílias”, expressou o secretário.
A Escola de Emoções foi criada para estar distribuindo recursos didáticos personalizados, abrangendo alunos, pais e professores. Tais recursos devem estar adaptados ao nível de aprendizado e ao ensino no setor público, sempre estando em conformidade com as competências socioemocionais delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa engloba treinamento e instruções sobre os contextos de vulnerabilidade social e os fatores biopsicossociais que impactam adversamente crianças, adolescentes e profissionais.
Destaca-se também a importância do programa para a redução dos riscos sociais enfrentados pelos estudantes da rede pública, como as ameaças de episódios violentos no ambiente escolar.
Durante o evento, foram entregues aos professores, estudantes e famílias, kits contendo materiais pedagógicos do projeto. Além de livros, os kits contam com material digital que vão dar sustento na implementação do projeto.