O primeiro Casamento Comunitário de Luzimangues, cuja data ainda não foi definida, está registrando um grande número de inscrições e já movimenta toda a comunidade do distrito portuense. O evento é resultado de uma união do Poder Judiciário.
De acordo com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do município de Porto Nacional, ao todo serão realizados três casamentos comunitários, sendo que o terceiro ocorrerá no Centro de Referência da Assistência (Cras) Alecrim, e os outros dois serão realizados em Monte do Carmo e Silvanópolis.
O evento que é realizado pelo Cejusc-Porto, ainda está com as inscrições abertas para o “sim” dos futuros noivos.
“ O objetivo do Poder Judiciária é levar cidadania e dignidade para os moradores que tem interesse em estar oficializando as suas uniões”, destacou o Juiz Ciro Rosa.
Os interessados em participar do casamento comunitário deverão no ato da inscrição estarem munidos dos documentos pessoais, como: A certidão de nascimento, CPF, RG e outro tipo de documento que possa comprovar que os noivos de fato residem no distrito onde ocorrerá a celebração.
Para finalizar, o juiz esclareceu que o casamento será totalmente gratuito, não havendo assim nenhum custo com o Cartório. “Foi feito um convênio entre a Diretoria do Foro de Porto Nacional juntamente com o Cartório de Registro Civil, definindo assim que pessoas consideradas que estão em estado vulnerável (hipossuficientes), terão esse direito e, portanto, deverão se deslocar até o Foro-Cartório no Cras Alecrim, e em posse dos referidos documentos fazer a inscrição totalmente gratuita.
No momento em que os noivos assinam a Certidão de Casamento, sairão também já com o documento oficial.
Lembrando que o CRAS Santino Dias de Alecrim, está localizado na Avenida 11, Lt. 01, nº 0, em Luzimangues. O telefone disponibilizado para contato pela equipe afim de esclarecer possíveis duvidas é o (63) 9257-6292.