Geral

Prefeitura de Palmas publica decreto que regulamenta responsabilização de pessoas jurídicas

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública nacional e estrangeira foi regulamentada pela Prefeitura de Palmas por meio do Decreto nº 2.403, publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 15. Em seis paginas, o Município de Palmas estipula uma série de normativas aplicadas aos casos em que devem ocorrer apuração de responsabilidade administrativa de pessoas jurídicas.

Tais atos passam a ser apurados por meio de Processo Administrativo de Responsabilização (PAR)  “exceto quando se tratar de indícios de cometimento de ato lesivo contra a administração pública estrangeira, que deverão ser comunicados à Controladoria-Geral da União, nos termos do art. 9º da Lei nº 12.846, de 2013”, diz o documento.

Todo o prosseguimento de ações de defesa, bem como sanções, estão descritas no Decreto, que pode ser conferido aqui. 

Dentre os detalhes estão a fixação de multas, em alguns casos que podem variar de R$ 6 mil a R$ 60 milhões.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida