Categorias: Geral

Povos Indígenas do TO são retratados em exposição no TRE – TO

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

As povos das etnias indígenas Apinajé, Avá-Canoeiros, Akwê Xerente, Javaé, Karajá, Xambioá, Krahô, KrahôCanela, Pankarary, e seus saberes, costumes, tradições, perspectivas de vida e formas de se relacionar são temas da exposição fotográfica do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE – TO). A exposição teve abertura na manhã desta segunda, 12, e  já está disponível para visitação na sede do TRE-TO e também online.

Segundo o órgão, a proposta é efetivar o protagonismo e visibilidade aos povos indígenas, com a divulgação pretende-se “reconhecer a importância da participação dos povos originários na vida política do Tocantins e do país e de incentivar o diálogo intercultural”.

A exposição fotográfica do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas está disponibilizada na página do Museu Virtual da Justiça Eleitoral do Tocantins.

As imagens mostram a história de atividades envolvendo os povos originários, autoridades da Justiça Eleitoral tocantinense e servidores.

Programa

Desde 2014, por meio da ação que se tornou Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, as atividades são também uma forma de educar e se educar para viver a e na diversidade social e política, além de incentivar a inclusão dos indígenas no meio político, essa tem sido a missão do TRE-TO, apresentada na exposição fotográfica que tem nos povos originários a centralidade e protagonismo.

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte