Categorias: Geral

Povos indígenas da ilha do bananal participam do Programa de Inclusão Sociopolítica

Publicado por
Fernanda Vieira

Começou na última segunda-feira (31), e vão até a próxima sexta-feira (04), o Programa de Inclusão Sociopolítica, desenvolvido e promovido pela Justiça Eleitoral do Estado do Tocantins. Conforme divulgado, as atividades se resumem em estar enviando papiloscopistas do Instituto de Identificação para a Ilha do Bananal e fazer assim a emissão do documento de identidade dos indígenas que ali estão. Vale destacar que tais ações são totalmente gratuitas.

De acordo com a assessoria, a primeira área atendida foi a Aldeia Fontoura e resultou no atendimento de mais de 260 pessoas. Elaine Tonon, que é Diretora do Instituto de Identificação, destacou que o referido projeto visa realizar o máximo de atendimentos, além de levar informação, educação e assim garantir que as pessoas tenham o seu direito básico de cidadania.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TER-TO), o desembargador João Rigo Guimarães.

“Ao longo de toda essa semana as atividades se estenderão para outros locais, como as aldeias Santa Izabel e Macaúba, que também estão localizadas na Ilha do Bananal. O objetivo principal da ação é garantir aos indígenas o seu direito a cidadania”, pontuou Elaine.

Exaltando a importância do programa, Wlademir Mota Oliveira, secretário da Segurança Pública, destacou que tal ação feita pela Justiça Eleitoral é importante para os povos originários. “Todos sabemos que a maioria deles enfrenta uma grande dificuldade em conseguir acessar algumas informações, e graças a esse trabalho, pode se levar o bem-estar aos povos indígenas bem como promover que ambos tenham os seus documentos”, destacou.

A assessoria afirma que participaram da ação, vários parceiros do governo do Estado, sendo eles: a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e de Segurança Pública (SSPa), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Defensoria Pública do Tocantins, Exército, Receita Federal, Cartório de Registro Civil, Sebrae, entre outros parceiros.

Fernanda Vieira

Atuo no ramo jornalístico a mais de 10 anos, tendo como paixão as coberturas policiais. Meu sonho é me profissionalizar no jornalismo investigativo.