Geral

Por promover programa social no ano eleitoral, Governador de Roraima foi afastado do cargo pela Justiça

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

A Justiça Eleitoral cassou por maioria dos votos, o mandato do governador do governador de Roraima,  Antonio Denarium (PP). Ele foi afastado do cargo por ter adotado ação proibida pela lei nas eleições de 2022, ao realizar programa social com distribuição de cestas básicas em ano eleitoral, quando era candidato à reeleição.

Além da cassação, há aplicação de multa e realização de novas eleições no estado. Contudo, o governador poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para permanecer no cargo durante a tramitação do processo.

O pedido de cassação foi apresentado pelo partido Avante e consta também, como argumento, a criação de outro programa chamado Renda Cidadã, que aumentou de R$ 10 mil para mais de R$ 60 mil beneficiários sem justificativa ou requisitos.

Posicionamento

O governador cassado, afirmou, por meio de nota, que segue no cargo e que  as “instâncias superiores irão restabelecer a verdade”. Conforme o documento, o governador alega ter beneficiado as pessoas que mais precisam.  “Estou com a consciência tranquila de que fiz o correto pelo bem de nosso povo. As ações realizadas pelo nosso governo sempre tiveram objetivo de ajudar quem mais precisa”.

Além do próprio político, o governo de Roraima emitiu nota alegado que a decisão provocará a problemas no andamento dos serviços.

(Com informações da Agência Brasil – EBC)

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte