A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) afirma que recebe frequentemente pedidos de idosos que foram vítimas de golpes. Eles tentam reaver valores perdidos, em golpes do tipo ‘Bilhete premiado’, ‘saidinha do banco’, ‘falso sequestro’, ‘cartão retido no Caixa Eletrônico’.
Para evitar as perdas que chegam a valores exorbitantes, o órgão dá algumas dicas, entre elas estão:
“Não aceite ofertas de enriquecimento rápido e não conversar com pessoas estranhas que ofereçam dinheiro ou bens;
Prefira utilizar os caixas eletrônicos dentro da agência bancária, não aceite ajuda de estranhos;
Nunca assine nada sem ler ou algum papel em branco, e desconhecendo o empréstimo, procure o banco ou a delegacia de polícia mais próxima;
Nos casos de falso sequestro, busque auxílio de alguém para entrar em contato com o familiar supostamente sequestrado ou com pessoas próximas a ele e nunca repassar valores em dinheiro;
Não exponha sua vida pessoal a desconhecidos; Jamais confirme informações pessoais por telefone, se precisar conferir algo consulte o seu gerente”.
O que fazer se foi vítima
Caso já tenha caído no golpe, o melhor a fazer é procurar a Delegacia para registrar a ocorrência policial para que se tente identificar os fraudadores. Há a possibilidade de a Defensoria Pública atuar com a judicialização da demanda, principalmente em golpes que envolvam cartões de crédito que foram trocados no caixa eletrônico ou obtidos por meio de fraude.
“Apesar de ter o cartão e a senha, é necessário que a pessoa seja identificada como usuária do cartão, então, é obrigação da empresa fazer essa conferência. Nestes casos, podemos atuar e notificar a empresa”, explica a Defensora Pública, Elydia Monteiro.