Categorias: Geral

Período de inscrições para o Enem 2024 começa nesta segunda-feira (27); calendário será estendido no Rio Grande do Sul

Publicado por
Flávia Ferreira

 

 

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 inicia nesta segunda-feira, 27, e se estende até 7 de junho. No Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública, um calendário estendido será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última sexta-feira, 24 , assim como dos recursos referentes às justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos isentos da taxa e que faltaram às provas.

TAXA DE INSCRIÇÃO E ISENÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

A taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção desse valor.

PORTA DE ENTRADA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos em instituições privadas e estrangeiras de língua portuguesa com acordo com o Brasil.

PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES NÃO CONCLUINTES

Estudantes que não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT