Senar

Perigeu: Superlua poderá ser vista na noite desta quarta, 30

Este é o ponto de órbita em que a lua fica mais próxima da Terra

Com o clima mais ameno resultado dos episódios de chuva que têm atingido a Capital tocantinense nos últimos dias, a noite desta quarta-feira, 30, pode render um programa diferente: admirar a superlua – ou, a Blue Moon, a segunda lua cheia do mês, que deve iluminar o céu. É que ela estará em seu ponto de órbita mais próximo da Terra, o chamado perigeu; vale lembrar que quando ela se encontra no ponto mais afastado o termo chamado é o apogeu.

Essa aproximação maior  da Lua e a Terra será às 22h35 – no horário de Brasília. A lua estará neste horário 357.181 quilômetros da Terra, conforma previsão do Observatório Nacional. Normalmente a distância é de cerca de 384.400 quilômetros.

A Superlua pode acontecer até seis vezes por ano, mas, é a proximidade que acontece em alguns casos que chama a atenção.

O fenômeno desta quarta poderá ser visto em todas as regiões do planeta, conforme especialistas do Observatório Nacional.

 

(Com informações da Agência Brasil – EBC)

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais