As obras de expansão da área de cobertura da rede de esgotos avançam graças aos trabalhos feitos pela concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, da cidade de Araguaína, a BRK.
Estão na lista de obras, a construção de uma nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE), que estará responsável pelo afastamento de todo o volume gerado no município e levado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra.
De acordo com a assessoria, a nova Elevatória, que possuirá mais de 500 mil litros de concretagem e mais 77 toneladas em montagem hidromecânica, ela terá capacidade de estar bombeando 395 litros por segundo, com esse volume a elevatória se tornará uma das maiores do estado.
De acordo com o engenheiro responsável pelas obras, Sérgio Zau, o objetivo é que os trabalhos sejam concluídos em um tempo recorde, e que a Elevatória já comece a operar ainda em setembro deste ano.
O gerente de operações do município de Araguaína, Álem Felipe, destacou que tal construção irá trazer inúmeros benefícios para a cidade, como elevar o patamar e garantindo assim uma melhor infraestrutura e qualidade de vida da população araguainense”.
A BRK está realizando vários outros trabalhos de melhoria dos serviços prestados à sociedade, e que é responsável pela operacionalização da ETE Lontra. Ao todo, a nova estação de esgoto doméstico ficará responsável por receber toda a demanda da área urbana do município de Araguaína, e terá capacidade em tratar cerca de 395 litros por segundo, atendendo no total mais de 190 mil pessoas.
Sobre a BRK
A empresa privada, Brookfield (BRK), é responsável pelo saneamento básico de 125 cidades distribuídas em 13 estados. Ao todo mais de 16 milhões de pessoas são beneficiadas pela empresa canadense que está no Brasil desde o ano de 1899.
Para a BRK, o saneamento básico é de grande importância para garantir o desenvolvimento social e econômico do Brasil, causando assim impactos positivos na educação e saúde.