O seu canal diário de Notícias

Mutirão da Defensoria Pública do Estado do Tocantins realiza retificação de registro civil para pessoas trans no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Evento "Seu Nome TransForma" busca garantir assistência jurídica e promover inclusão para a população trans e travesti

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado todos os anos em 28 de junho, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) está promovendo o 2° Mutirão de Retificação de Registro Civil de Pessoas Trans – intitulado “Seu Nome TransForma”. Esse evento tem como objetivo atender a população transexual e travesti, oferecendo assistência jurídica para a alteração de prenomes e gênero no Registro Civil de Nascimento e Casamento.

Safhira Delmondes, uma das pessoas atendidas pelo mutirão, destacou que a realidade das pessoas trans e travestis é marcada por diversas formas de violência, o que muitas vezes dificulta o acesso a esses serviços. Portanto, o mutirão desempenha um papel fundamental ao tentar trazer esse público e abordar uma questão tão significativa para eles.

“Estamos cientes das limitações financeiras e familiares da maioria de nós, e sabemos que o processo de retificação pode ser demorado e desgastante quando não há suporte adequado. Além disso, a questão psicológica também é um fator importante, já que acessar essas instituições sem documentos retificados muitas vezes gera desconforto. Sem dúvida, conseguir alterar meus documentos e superar essa etapa vai ressignificar muitas coisas na minha história”, conta Safhira.

Outro beneficiário do mutirão, Leonardo Dias Araújo, relata que, mesmo com todas as características adquiridas durante sua transição, a falta de atualização dos documentos resulta em situações de desrespeito no cotidiano. Para ele, resolver essa questão na DPE-TO foi uma surpresa positiva.

“Mesmo tendo barba e adotado comportamentos masculinos, posso chegar a um lugar e ser tratado no feminino devido aos documentos desatualizados. Isso é constrangedor e algo com que lidamos diariamente. Aqui na Defensoria, pensei que seria muito burocrático, mas o atendimento foi incrível. Vou até agendar uma nova consulta para tratar de questões relacionadas à saúde, que é uma grande carência para nós, pessoas trans”, afirmou Leonardo.

 

“Seu Nome TransForma”

Promovendo inclusão e garantindo direitos para aqueles que mais precisam, a 2ª edição do mutirão é uma iniciativa do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da 11ª Defensoria Pública da Fazenda e Registros Públicos da Capital, com o apoio da Associação de Travestis e Transsexuais do Estado do Tocantins (Atrato) e da Aliança Nacional LGBTI+.

O defensor público Fábio Monteiro dos Santos, responsável pela 11ª Defensoria Pública da Fazenda Registros Públicos e de Precatória Cível de Palmas, destaca o significado da retificação do registro civil para as pessoas trans.

“No dia a dia, essas pessoas passam por situações constrangedoras ao terem um nome que as vincula a uma realidade que não é a sua. Quando a Defensoria realiza esse pedido administrativamente, ela efetiva o direito de cidadania, validando um direito relacionado à identidade da pessoa e removendo, de certa forma, esse constrangimento de suas vidas”, apontou Fábio Monteiro.

Neuton Jardim dos Santos, coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, destaca que ter um nome que corresponda à autopercepção de uma pessoa trans é um direito básico que proporciona dignidade. “O mutirão representa a garantia de direitos para pessoas trans e, especialmente, a possibilidade de ter sua identidade marcada por um nome que reflita sua realidade vivenciada. Portanto, essa ação busca assegurar a dignidade das pessoas vulneráveis desse grupo”, ressaltou Santos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais