Motoristas de categorias C, D e E devem realizar exame toxicológico até 30 de abril

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran -TO) alerta que dirigir com o exame toxicológico vencido é uma infração gravíssima

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ampliou o prazo para motoristas das categorias C, D e E realizarem o exame toxicológico antes do vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre julho e dezembro, estendendo-o até 30 de abril.

Segundo a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), aproximadamente 3,4 milhões de motoristas em todo o Brasil ainda não cumpriram essa exigência. Na região Norte, 194 mil condutores aguardam a realização do exame, com 25,8 mil no Tocantins.

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DO EXAME

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran -TO) alerta que dirigir com o exame toxicológico vencido é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467 e sete pontos na CNH. Para reincidentes, a penalidade aumenta para R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por dois anos.

PROCEDIMENTO E VALIDADE DO EXAME 

O exame toxicológico, realizado em clínicas credenciadas, analisa amostras de cabelo, pele ou unhas em busca de substâncias proibidas. Se o resultado for positivo, o motorista fica impedido de dirigir por 90 dias e renovar a CNH.

Os condutores podem verificar a validade do exame pelo aplicativo da CNH Digital. Para evitar o exame, é necessário rebaixar a categoria da CNH para B, processo que exige uma nova avaliação médica.

Para realizar o exame, consulte a lista de laboratórios credenciados no Tocantins e acompanhe o lançamento dos resultados pelo aplicativo da CNH Digital.

Flávia Ferreira: Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT