A 6ª Promotoria de Justiça da cidade de Gurupi, após decisão do Ministério Público do Tocantins (MPTO), instaurou na última segunda-feira (31), um procedimento que visa realizar a apuração de denúncias que apontam uma possível ineficiência e de baixa qualidade dos serviços de coleta de lixo no município.
De acordo com Marcelo Lima Nunes, promotor de Justiça, é visível que o serviço público de coleta de lixo na cidade não está sendo feito de forma continua e regular, contribuindo assim para o acumulo de lixos na frente das residências. O caso já foi registrado por vários dias e em vários bairros.
Em seu pronunciamento o promotor destacou que tal serviço é essencial para manter a saúde pública em ordem e, portanto, deve ser realizado sem pausas ou perca da qualidade.
No documento consta que a Promotoria de Justiça de Gurupi solicitou junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura, documentos que possam esclarecer e justificar o motivo da coleta de lixo estar sendo realizada de maneira irregular e quais serão as providências que serão tomadas para a regularização do serviço.
Procurada a Prefeitura de Gurupi negou que tal serviço está sendo realizado de maneira irregular, e que as coletas seguem o cronograma feito pela Secretaria de Infraestrutura, seguindo a demanda de cada bairro, sendo que em alguns as coletas chegam a ser feitas de duas a três vezes semanalmente, já na região central do município, a coleta do lixo e feita todas as noites.
“Informamos que a coleta de lixo está sendo feita de maneira regular e contínua em todo a cidade. O serviço é realizado de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria. A frequência pode variar de acordo com a demanda de cada bairro, sendo que em alguns pode ser feita de duas a três vezes por semana. Já na região central, o serviço é realizado todas as noites, levando em conta o grande tráfego de veículos durante o dia”.