O seu canal diário de Notícias

Mais de 3,4 milhões de condutores em risco de multa por falta de exame toxicológico; saiba como realizar o exame e evitar penalidades

A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH

 

Conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda não cumpriram a exigência de regularização do exame toxicológico exigido para a Carteira Nacional de Habilitação, cujo prazo final está se aproximando.

Para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E, com vencimento da CNH entre janeiro e junho, o prazo final foi 31 de março. Agora, caso esses motoristas não façam o teste até 30 de abril, poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

ALERTA E ORIENTAÇÃO DA SENATRAN 

Para incentivar os motoristas a realizarem o exame, o órgão responsável tem instruído os condutores por meio de iniciativas educativas e avisos emitidos através da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A Senatran destaca que os sistemas informatizados dos Detrans estaduais e do Distrito Federal serão encarregados de verificar o cumprimento dos prazos, podendo impor as punições após o término do período adicional.

COMO VERIFICAR E REALIZAR O EXAME 

Para realizar o exame toxicológico, os motoristas habilitados devem procurar um dos laboratórios credenciados para fazer a coleta. Antes disso, é necessário acessar o portal da Carteira Digital de Trânsito, clicar na opção “Exame toxicológico” e verificar se o prazo para realização está expirado.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais