Lista Suja do trabalho escravo divulgada essa semana tem recorde de inclusão

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou nesta quinta, 05, a lista Suja do Trabalho Escravo, e ela é histórica por conter a maior inclusão de empregadores, 204 empregadores, entre eles a Kaiser, cervejaria do grupo Heineken. Dos 204 empregadores incluídos na lista suja em outubro, dezenove são acusados de manter trabalho semelhante à escravidão doméstica.

A empresa cervejeira passou a constar na lista após equipe de fiscalização do órgão verificar infração envolvendo 23 trabalhadores de uma transportadora prestadora de serviço na cidade de Jacareí, em São Paulo, em 2021.  A empresa alegou, por meio de nota, que prestou todo apoio aos trabalhadores envolvidos para garantir que os seus direitos fundamentais fossem reestabelecidos. Além disso, assegurou medidas junto à transportadora, que não faz mais parte do quadro de fornecedores.

Os casos foram identificados, entre 2018 e 2023, em 24 estados e Distrito Federal, tendo Minas Gerais na liderança do Trabalho Escravo com 37 casos, seguido de São Paulo, com 32; e Pará, 17.

Em Minas, os trabalhadores foram resgatados, em sua maioria, em atividades de produção de carvão vegetal, criação de bovinos para corte, serviços domésticos e cultivo de café.

Entre 1995 e 2023, o país resgatou quase 62 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão. Apenas, neste ano, foram resgatas mais de 1.500 pessoas.

Nos últimos anos, 473 empregadores foram autuados.

Foto de Lorena Karlla Mascarenhas
Lorena Karlla Mascarenhas
Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]