Editorial

Justiça quer que Palmas instale mais um Centro Especializado de Assistência Social

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A Justiça do Tocantins, por meio de sentença, determinou que o Município de Palmas instale mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) na cidade. A decisão atende ação civil pública do Ministério Público do Estado do TO, e  afirma que um único Creas não é suficiente para a capital que já conta mais de 300 mil habitantes.

Para montar o processo, o MPTO comprovou atraso de mais de seis meses no atendimento às famílias, e segundo o órgão há “pessoas em risco social ou com direitos violados, no que se incluem vítimas de violência, abandono, discriminação e pessoas em situação de rua ou trabalho infantil.”

No centro

Outro problema apontado é a localização atual do único Creas na quadra 306 Sul, na região central, o que segundo o órgão prejudica “o atendimento aos moradores das regiões periféricas”.  O argumento é que a população que vive nos  distritos de Taquaruçu e Buritinana, distantes mais de 30 quilômetros, seriam prejudicadas. 

 

Regras

Na decisão é afixado que novo Creas siga as normativas técnicas relativas à infraestrutura, mobiliários, veículos e recursos humanos. A equipe técnica também, segundo a decisão, deverá ser ampliada, para finalizar as demandas reprimidas, 

Outro ponto determinado é Palmas cumpra o ciclo orçamentário (PPA, LDO e LOA), a previsão de recursos necessários para o funcionamento ininterrupto dos dois Creas, conforme os parâmetros técnicos.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida