Categorias: Geral

Garimpos na Amazônia passaram de 79,2 mil hectares, em 2013, para 151,7 mil em 2021

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

O relatório Abrindo o livro caixa do garimpo, estudo do Instituto Escolhas, apontou que o garimpo de ouro na Amazônia cresceu mais de 90% em oito anos, a área passou de 79,2 mil hectares, em 2013, para 151,7 mil hectares em 2021.

Conforme o estudo a crescimento se deve às facilidades legais dadas, em especial a  Lei nº 12.844 de 2013. Em suma, facilitou a comprovação da origem do ouro, limitando- a a declaração manual dos próprios vendedores aos compradores. A associação do estudo à legislação está embasada no fato de que, nos anos anteriores a essa legislação, o crescimento da área teria sido apenas de 28%, especificamente nos oito anos anteriores à lei, entre 2005 e 2013.

No último mês de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) a usuabilidade da legalidade do metal, a partir apenas da informação passada pelo comprador com base somente em informações fornecidas pelo vendedor.

Na decisão, o Governo Federal foi acionado para que em 90 dias apresente uma nova normativa para efetivar a fiscalização do comércio do ouro. (Com informações da Agência Brasil – EBC)

 

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida