O seu canal diário de Notícias

Farmácias e supermercados têm até 30 de abril para esgotar estoques de álcool líquido 70%

Regulamentação da Anvisa volta a proibir a venda do produto após extensão excepcional devido à pandemia da Covid-19

A contagem regressiva começou para farmácias e supermercados em todo o Brasil, pois eles têm até o dia 30 de abril para esgotar seus estoques de álcool líquido 70%. A medida vem em conformidade com a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, após uma extensão excepcional durante a pandemia da Covid-19, restringirá novamente a comercialização desse produto.

A resolução em questão, RDC 766/2022, da Anvisa, que permitia a venda livre do álcool líquido 70% como uma medida de combate à pandemia, teve sua validade expirada. Inicialmente, essa autorização foi concedida como parte das medidas extraordinárias implementadas pelo governo federal em 2020 para auxiliar no enfrentamento do novo coronavírus.

Embora a comercialização do álcool 70% líquido tenha sido proibida no Brasil desde 2002, devido aos riscos à saúde pública, a situação excepcional da pandemia levou à suspensão temporária dessa restrição. No entanto, o prazo estendido dessa permissão extraordinária agora está chegando ao fim.

Após a expiração da RDC 766/2022, as farmácias e supermercados não poderão mais vender álcool líquido 70%, uma vez que a resolução inicial que restringia essa comercialização, a RDC 691, continuará em vigor. Essa medida é parte dos esforços da Anvisa para regulamentar a venda de produtos que possam representar riscos à saúde pública.

O prazo final de 30 de abril também é crucial porque, de acordo com a resolução, é necessário esgotar os estoques remanescentes do produto. Após essa data, apenas o álcool em gel poderá ser comercializado em farmácias e supermercados.

Portanto, os estabelecimentos comerciais têm agora um prazo limitado para garantir o esgotamento de seus estoques de álcool líquido 70%, enquanto se preparam para voltar a aderir às regulamentações normais da Anvisa a partir de maio.

 

Foto: Conselho Federal de Farmácia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais