Geral

Energisa diz que ‘evento externo’ causou falta de energia no TO

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

O Tocantins, assim como outros estados do Norte do País, das Regiões Sudeste e Nordeste, ficou sem energia por cerca de uma hora na manhã desta terça-feira, 15. O retorno do serviço está ocorrendo de forma gradual tanto no Estado como no restante do País. A causa ainda será apurada, conforme a Energisa.

Concessionária de Energia Elétrica no TO, a Energisa já emitiu nota justificando a suspensão no fornecimento pela ocorrência de “um evento externo no Sistema Interligado Nacional”, ou seja, o evento ocorreu “fora das competências da Energisa” e por conta do qual, como medida de “proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão”.

O  ONS informou que teria ocorrido uma ocorrência na rede que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil.

O retorno gradual está ocorrendo conforme liberação da ONS.

“Desde o início da ocorrência, por volta das 08h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema”.

A nota lembrou que a empresa avisou hospitais e outras entidades sobre a situação.

 

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte