Editorial

Em momento com a imprensa, Desembargadora apresenta proposta do TJ-TO de aproximar Justiça e cidadão

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

Lembrando que nesta quarta, 7, é celebrado o Dia da Liberdade de Imprensa, a desembargadora Etelvina Sampaio abriu a conversa informal, intitulada de ‘Café com a Imprensa’, em que fez a apresentação do Plano de Gestão 2023-2025, e ainda abordou temas como os 12 anos da instituição do E-proc no Tocantins, a maior presença feminina nas cadeiras de liderança da casa e o relacionamento com o cidadão e com a imprensa.

Participaram do encontro membros do Tribunal de Justiça, a equipe da Diretoria de Comunicação, representantes de veículos de comunicação do Estado, incluindo o JusTocantins, a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do TO, Alessandra Bacelar e o presidente da Associação de Veículos de Comunicação, Alex Câmara.

Gestão

O slogan e parte da campanha de publicidade institucional foram apresentados pela Diretora de Comunicação do TJ- TO, Kezia Reis, e traz os dizeres: ‘Próxima e Inovadora’.  Conforme destacou a jornalista, a proposta é mostrar a intenção da gestão em tornar a Justiça mais próxima do cidadão. O discurso foi endossado pela presidente, que afirmou. “Nosso cliente é o cidadão, chegar até ele, garantir seu atendimento. Porque é o que muitos desejam, é ter a atenção do poder judiciário, querem ser atendidos”, afirmou, acrescentando que essa proximidade é mediada pelos veículos de comunicação.

Dentre os destaques do encontro, a presidente do TJ – TO, ressaltou que o poder judiciário tocantinense é o terceiro do País em qualidade do portal da Transparência, o que, na opinião da magistrada, garante acesso a informações, inclusive à imprensa local.

Celeridade

Outro tema foi o sistema digital dos processos, o E-proc.  A desembargadora informou que atualmente tramitam 545 mil processos no Judiciário tocantinense. Conforme os dados do órgão, apresentados na ocasião, nos últimos 6 meses, foram 93 mil processos julgados, e só este ano 114 mil distribuídos.

“Atualmente, graças a digitalização do formato, os processos são julgados com mais celeridade, processos que antes levavam anos agora são julgados em seis meses”, ressaltou a presidente.

Participação feminina

Logo na recepção aos presentes a desembargadora fez questão de enfatizar que atualmente há uma maior participação feminina na diretoria da Casa, já que as mulheres ocupam a presidência, a corregedoria, a vice- corregedoria, e outros postos, somando um total de 5 vagas. “É uma mudança, um empoderamento que precisamos destacar. São todas mulheres de muita competência”, disse ao JusTocantins.

Etelvina Maria Sampaio Felipe substitui o desembargador João Rigo Guimarães. Ela atua há mais 30 anos no judiciário tocantinense. Tem formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1982). Pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Goiás e mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense  (Esmat).

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte