O seu canal diário de Notícias

Defensoria Pública do Estado do Tocantins solicita transporte gratuito durante eleições para o Conselho Tutelar

Conselheiras(os) tutelares vão atuar na defesa da população infanto-juvenil pelo quadriênio 2024/2027

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), expediu uma Recomendação junto à Prefeitura de Palmas solicitando para que seja ampliada a frota e garantir a gratuidade do transporte público para o próximo dia 1º de outubro, quando ocorre a eleição para o Conselho Tutelar.

Mesmo faltando pouco mais de um mês para o processo eleitoral que definirá as (os) conselheiras (os) tutelares que vão atuar na defesa da população infanto-juvenil pelo quadriênio 2024/2027 em todo o País, o DPE-TO solicitou essa medida para que os palmenses hipossuficientes consigam ter acesso às urnas.

O documento foi assinado pela defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças Adolescentes (Nudeca), Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, juntamente com o defensor público e coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, Neuton Jardim dos Santos.

De acordo com a Defensora pública, Elisa Queiroz, o pedido para a gratuidade do serviço de transporte irá favorecer a concretização do direito à escolha e ao voto no pleito por parte dos cidadãos hipossuficientes. Foi solicitado ainda a disponibilização de linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação.

Já o defensor público, Neuton Jardim, ressaltou que foi pedido para que a Prefeitura de Palmas faça o trabalho de intensificação do processo informativo por parte da Prefeitura, bem como a importância e o funcionamento do Conselho Tutelar, facilitando assim o processo eleitoral que irá definir os novos (as) conselheiros (as).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, este ano será a primeira vez que as urnas eletrônicas serão utilizadas para a votação para as(os) representantes dos Conselhos Tutelares. Vale destacar que nesse caso o voto é facultativo, ou seja, não a obrigatoriedade em estar votando. Quem estiver em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023 poderá exercer esse direito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais