Decreto autoriza alistamento militar para mulheres a partir dos 18 anos; veja detalhes sobre critérios e processos

As mulheres selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas

 

A partir de 2025, mulheres acima dos 18 anos poderão se alistar voluntariamente no serviço militar. Um decreto publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 28, estabelece a autorização para o recrutamento feminino e define que, no próximo ano, serão determinados os municípios onde ocorrerá o alistamento conforme o plano geral de convocação.

De acordo com as novas diretrizes, o alistamento voluntário poderá ser realizado entre janeiro e junho do ano em que as mulheres completam 18 anos. Anteriormente, a participação feminina nas Forças Armadas era limitada às profissionais admitidas em cursos de formação de suboficiais e oficiais.

Com a alteração, as mulheres passarão por um processo de seleção que inclui inspeção de saúde e, posteriormente, a incorporação, que se inicia com um ato oficial e se conclui com um curso de instrução básica.

Desistência e Obrigações

A desistência do processo é permitida até o momento da incorporação. Após essa fase, o serviço militar torna-se obrigatório, e as militares estarão sujeitas às obrigações e penalidades previstas pela legislação, como multas e retenção do certificado de serviço militar.

Período de Serviço e Condições

As mulheres selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas. O período inicial de serviço militar é de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme critérios estabelecidos pelas Forças Armadas. Assim como os homens, as mulheres convocadas ou voluntárias não terão estabilidade no serviço e, após o desligamento, serão transferidas para a reserva não remunerada das Forças Armadas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
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