Geral

Cúpula da PM do Distrito Federal é alvo de operação da Polícia Federal

Publicado por
Fernanda Vieira

Conforme já informado pelo site JusTocantins, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Incúria, que visa estar aprofundando nas investigações sobre as condutas tomadas pelas autoridades durante os ataques do dia 08 de janeiro deste ano. De acordo com a nota, os alvos são integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal.

Estão entre os oficiais detidos suspeitos de omitirem no cumprimento do dever funcional de agir durante a invasão aos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), estão o atual comandante da PM, o coronel Klepter Rosa Gonçalves, e o antecessor de seu cargo, o coronel Fábio Augusto Vieira, que estava comandando a corporação no dia do ocorrido.

Além dos dois, também são alvos da operação, o coronel Jorge Eduardo Barreto Naime, ex-chefe do Departamento de Operações da PM, e o coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra. Conforme apurado, entre os dias 3 e 8 de janeiro, Naime estava de folga, e teria sido substituído por Bezerra, que ficou à frente do departamento operacional responsável por executar o planejamento da segurança da Esplanada dos Ministérios.

De acordo com a Polícia Federal, também são investigados por participação nos atos outros três oficiais da PM, sendo o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PM do Distrito Federal; o tenente Rafael Pereira Martins, que no dia do ocorrido teria desmobilizado o efetivo deixando assim o prédio do STF sem segurança, e o major Flávio Silvestre de Alencar, que comandava interinamente o Batalhão da PM.

Consta na denúncia apresentada pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, que os sete oficiais denunciados estavam cientes da real capacidade de salvamento que suas funções tinham, bastasse terem empregado o efetivo em quantidade suficiente para garantir a segurança dos bens jurídicos.

Ao ser procurado, o Governo do Distrito Federal (GDF) informou que recebeu a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e em respeito está aguardando o desfecho do inquérito.

Com o afastamento de Rosa, o governador anunciou no início da tarde desta sexta-feira (18), o nome do coronel Adão Teixeira de Macedo como o novo comandante-geral da Polícia Militar do Estado.

Fernanda Vieira

Atuo no ramo jornalístico a mais de 10 anos, tendo como paixão as coberturas policiais. Meu sonho é me profissionalizar no jornalismo investigativo.