Com novidade de categoria voltada à oralidade, prêmio literário da Biblioteca Nacional recebe produções até sexta, 28

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

Estão abertas até sexta, 28, as inscrições para autores participarem do prêmio literário da Biblioteca Nacional, que é realizado desde 1994. A inovação de 2023 é a inclusão da categoria voltada aos cantos ancestrais e narrativas da oralidade, recolhidas no Brasil, entre povos originários, ribeirinhos e de matrizes culturais, o Prêmio Akuli, que leva o nome em homenagem ao jovem sábio da tribo Arekuná.

As inscrições para o  prêmio exigem nacionalidade brasileira e que as obras sejam inéditas (1ª edição) redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais, entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023. Os autores independentes também podem concorrer, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN (International Standard Book Number).

O vencedor de cada uma das 10 categorias recebe o prêmio de R$ 30 mil. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União e no portal da Biblioteca Nacional, em 27 de outubro.

Serão analisados pelas comissões julgadoras critérios: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.

(Com informações da Agência Brasil/ EBC)

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte