Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela repatriação de aproximadamente 30 brasileiros que se encontram em Gaza partiu em direção ao Egito. O VC-2 (Embraer 190), que estava estacionado em Roma, Itália, desde a última sexta-feira, aguardando a autorização para pousar em solo egípcio, finalmente decolou.
Além de trazer de volta os cidadãos brasileiros, a aeronave está transportando 40 purificadores de água portáteis e dois conjuntos de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, destinados a atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que vem sofrendo ataques por parte de Israel desde o dia 7 de outubro.
Os kits de medicamentos, segundo informações da FAB, contêm 48 itens essenciais, tais como antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras, com o intuito de prover assistência médica emergencial. Os purificadores de água, por sua vez, têm capacidade para produzir água potável e atender até 13,5 mil pessoas diariamente, contribuindo para aliviar a escassez de recursos básicos na região.
O VC-2 realizará o primeiro pouso no Aeroporto Internacional de El-Arish, situado a aproximadamente 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa a Faixa de Gaza do Egito. Após a descarga do material humanitário, a aeronave da FAB seguirá para o Cairo, capital egípcia, onde aguardará instruções sobre a operação de resgate dos brasileiros que se encontram em Gaza.
Na terça-feira, 17 de outubro, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota informando que o grupo de aproximadamente 30 brasileiros e seus familiares diretos estava abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah para permitir sua evacuação segura de uma região devastada por conflitos.
Com informações Agência Brasil