Avião da FAB decola para repatriar brasileiros em Gaza com suprimentos humanitários

Brasileiros na Faixa de Gaza, aguardando retorno para o Brasil via Egito. Foto: Itamaraty/Divulgação

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela repatriação de aproximadamente 30 brasileiros que se encontram em Gaza partiu em direção ao Egito. O VC-2 (Embraer 190), que estava estacionado em Roma, Itália, desde a última sexta-feira, aguardando a autorização para pousar em solo egípcio, finalmente decolou.

Além de trazer de volta os cidadãos brasileiros, a aeronave está transportando 40 purificadores de água portáteis e dois conjuntos de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, destinados a atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que vem sofrendo ataques por parte de Israel desde o dia 7 de outubro.

Os kits de medicamentos, segundo informações da FAB, contêm 48 itens essenciais, tais como antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras, com o intuito de prover assistência médica emergencial. Os purificadores de água, por sua vez, têm capacidade para produzir água potável e atender até 13,5 mil pessoas diariamente, contribuindo para aliviar a escassez de recursos básicos na região.

O VC-2 realizará o primeiro pouso no Aeroporto Internacional de El-Arish, situado a aproximadamente 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa a Faixa de Gaza do Egito. Após a descarga do material humanitário, a aeronave da FAB seguirá para o Cairo, capital egípcia, onde aguardará instruções sobre a operação de resgate dos brasileiros que se encontram em Gaza.

Na terça-feira, 17 de outubro, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota informando que o grupo de aproximadamente 30 brasileiros e seus familiares diretos estava abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah para permitir sua evacuação segura de uma região devastada por conflitos.

 

Com informações Agência Brasil

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias