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ANS suspende temporariamente a venda de 38 planos de saúde devido a reclamações no segundo trimestre de 2023

Consumidores são alertados a não contratar os planos da lista e a denunciar ofertas suspeitas à agência reguladora

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tomou uma medida drástica para proteger os consumidores, suspendendo temporariamente a venda de 38 planos de saúde de dez operadoras a partir desta terça-feira. A ação foi motivada por um aumento nas reclamações relacionadas à cobertura assistencial, recebidas durante o segundo trimestre de 2023.

A ANS enfatiza que os consumidores devem evitar a contratação de qualquer plano de saúde que conste na lista suspensa. Caso recebam ofertas para adquirir esses planos, os consumidores são encorajados a denunciá-las imediatamente à agência reguladora.

A medida, que faz parte do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, visa assegurar a qualidade e a adequação dos serviços prestados pelas operadoras de saúde. O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, destacou o alcance da suspensão temporária, afirmando que “um total de 394.313 beneficiários estão protegidos por essa medida, pois esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras demonstrarem melhorias no resultado do monitoramento”.

Além da suspensão, a ANS também anunciou a liberação da comercialização de 12 planos de saúde de seis operadoras, após análises realizadas durante o mesmo período do Monitoramento da Garantia de Atendimento. A lista dos planos reativados pode ser consultada no site da agência.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente e se baseia nas reclamações recebidas pela ANS, bem como na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As queixas consideradas no monitoramento incluem o não cumprimento dos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias, além de negativas de cobertura assistencial. Durante o período de 1º de abril a 30 de junho, foram registradas um total de 58.035 reclamações relacionadas à assistência prestada pelos planos de saúde.

Para denunciar problemas, obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados pelas operadoras de saúde, os usuários podem entrar em contato gratuitamente com o Disque ANS pelo número 0800 701 9656 ou acessar o site do Fale Conosco da agência reguladora. A ANS permanece comprometida em zelar pela qualidade e segurança dos serviços de saúde suplementar oferecidos aos brasileiros.

 

Com informações Agência Brasil

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