Visando auxiliar a população nesse período de altas temperaturas, a Agência de Metrologia, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no Tocantins, está visitando várias empresas com intuito de orientar desde a compra de ventiladores até a manutenção do mesmo.
A medida foi tomada após as altas temperaturas estarem sendo registradas no Estado neste mês de agosto. Como rota de fuga ao forte calor, as pessoas acabam aderindo a esse aparelho que é de tal fácil utilização.
Por ser um produto certificado pelo Inmetro, o ventilador, portanto deve conter o Selo de Conformidade do Inmetro e o de Eficiência Energética.
Segundo a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, o dispositivo deve conter o selo do Inmetro, pois é garantia de mais segurança às pessoas. “ A certificação é o instrumento de proteção que confirma que o produto cumpre com os requisitos das Normas ou Regulamentos Técnicos, bem como garante que durante a fabricação foi atendido todos os requisitos necessários”, pontuou.
Como forma de orientação e fiscalização, a Agência de Metrologia está realizando visitas às empresas que vendem ventiladores e constatar se tais produtos contam com certificação.
As ações fazem parte do cronograma estabelecido pela agência no qual os agentes vão a campo para observar se as mercadorias têm a certificação e se atendem à legislação vigente. Dentre os exigidos está o Selo Procel de Economia de Energia, instituído por meio de Decreto Presidencial de 08 de dezembro de 1993, que comprova que é um produto desenvolvido com o objetivo de estar realizando a economia de energia.
Isso significa que tal produto foi testado sob a supervisão do Inmetro, que dá a garantia da qualidade do aparelho que está sendo comercializado.
Em caso de dúvidas, o consumidor poderá estar acessando o site do Procel, onde consta mais informações sobre o Selo Procel, além de ter as tabelas completas dos equipamentos contemplados com o Selo.