Editorial

8 de Janeiro: Julgamento será retomado pelo STF na manhã desta quinta, 14

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

Em sessão prevista para às 9h30, o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu avaliado pelos atos golpistas de 8 de janeiro. No primeiro dia de julgamento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, votou pela condenação de Aécio a 17 anos de prisão em regime fechado por cinco crimes. Já Nunes Marques absolveu o acusado de três crimes e condenou por outros dois, deixando o placar empatado em 1 a 1.

Essa é  fase considerada essencial no julgamento, porque é a que faz o reconhecimento da atuação dos manifestantes para atentar contra a democracia e tentar derrubar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem é Aécio

Morador de Diadema (SP), Aécio Lúcio Costa Pereira foi preso pela Polícia Legislativa no plenário do Senado. Contra ele pesa inclusive sua própria ação, já que chegou a publicar um vídeo nas redes sociais durante a invasão da Casa. Segunda a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o acusado e os demais investigados de atuarem como executores dos atos participaram da depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da sede do STF,  quebrando vidraças, portas de vidro, obras de arte, equipamentos de segurança, e usando substância inflamável para colocar fogo em carpetes.

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte