Saiba quais são as 10 perguntas mais feitas durante uma entrevista de emprego e como responder sem cometer erros que podem levar a sua eliminação do processo de seleção e contratação.
Separamos algumas das principais perguntas que são feitas em uma primeira entrevista, frequentemente, feitas pelos entrevistadores.
Lembrando que estas questões podem variar, dependendo da empresa para a qual você esta se candidatando, além do cargo em questão.
Assim, uma dica importante é sempre porocurar saber mais sobre a empresa e sobre a vaga oferecida.
Quando um entrevistador faz essa pergunta: “fale um pouco sobre você” eles geralmente estão querendo saber se você sabe se auto avaliar e se conhece a si mesmo.
E também procurando entender que tipo de pessoa você é, além lógico saber de suas habilidades, experiências e o que o motiva profissionalmente e em outros aspectos.
Nesta hora, é importante saber dar uma resposta relevante para cargo ofertardo, evitando ao máximo informações pessoais irrelevantes.
Dica: evite falar de seus defeitos, mesmo que estimulado a falar sobre problemas pessoais, conflitos, religião, política, e emitir opiniões sobre os assuntos, ou outros os quais não tem pleno conhecimento.
Aqui está um exemplo prático de como você pode responder a pergunta. Vale frizar que é importante ter um bom auto conhecimento sobre sua formação profissional:
“E eu sou um profissional da com conhecimento na área de [sua profissão] com [x] anos de experiência em [sua área de especialização].
Durante esse tempo procurei desenvolver ao máximo minhas habilidades em [relevantes para o cargo].
Eu sou apaixonado pelo que faço e estou sempre animado, e a disposição para colocar minha experiência e habilidades para contribuir com a empresa.
Fora do trabalho, no dia a dia, gosto de [atividades pessoais sadias, algo relevante para o cargo, e, vale ainda citar a prática de esportes].”
Lembre-se de manter sua resposta o mais fora do pessoal possível, e focada nas sua habilidades e experiências relevantes para o cargo ao qual você está se candidatando.
O fato de você citar suas experiências e habilidades, pode induzir ao recrutador a fazer uma pergunta que interessa muito a empresa:
Quais são suas principais habilidades e experiências relevantes para o cargo?
Quando algum recrutador pergunta sobre suas habilidades e experiências ele está procurando descobrir como estas podem se relacionar com as exigidas para ocupar o cargo.
É importante nesta hora ser específico para descrever suas habilidades e relatar suas experiências anteriores, que o fazem acreditad que é o candidato ideal para o cargo.
Aqui está um exemplo prático de como você pode responder a essa pergunta:
“Com base na minha experiência acredito que minhas principais habilidades e experiências relevantes para o cargo são [lista de habilidades e experiências relevantes para o cargo].
Durante meu trabalho anterior como [seu cargo anterior], desenvolvi habilidades em [habilidades relevantes para o cargo] e trabalhei em projetos relacionados a [projetos relevantes para o cargo].
Além disso, acredito que minha experiência em [área de especialização] pode ser um ativo para a posição, pois me ajudou a desenvolver um conhecimento profundo em [tópicos relevantes para o cargo].
Isto me deixa animado para colocar essas habilidades e experiências em prática para contribuir para o crescimento da empresa.”
Lembre-se de manter sua resposta e relacionada ao cargo, destacando o que for mais relevantes para a vaga de trabalho.
Isso ajudará o recrutador a entender sobre sua formação profissional, e acreditar que você pode agregar valor para a empresa.
Outra pergunta relevante, que normalmente é feita em uma entrevista, é: o que você sabe sobre a nossa empresa e o que o motivou a se candidatar para a vaga?
Portanto, neste ponto, o entrevistador quer saber qual sua visão sobre o trabalho e porque quer ingressar na empresa. Uma resposta mais específica seria:
“Existem várias fatores que me motivaram a tentar uma vaga de trabalho nesta empresa
Primeiro, estou animado com a visão e missão da empresa e acredito que posso trazer uma contribuição significativa para alcançá-las.
Além disso, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional que esta empresa oferece me deixam empolgados.
Pois também pesquisei sobre a cultura da empresa e a maneira como ela trata e valoriza seus funcionários e clientes.
Por isso, estou certo que tenho possibilidades de me tornar bom colaborador em uma equipe engajada. Acreditando que podemos alcançar vários objetivos juntos”.
Uma pergunta que sempre vai constar em uma entrevista é sobre o quanto você pretende ganhar. Esta é uma questão que costuma gerar dúvida na hora da resposta.
O importante é sempre evitar falar em valores, exceto já tenha sido citado na oferta da vaga. Uma boa resposta seria:
“Dentro das minhas expectativas, estou procurando uma oferta de salário justo e com base no que é pago mercado, e com base nas minhas habilidades e experiência.
Embora o salário seja importante para mim, não é o único fator que considero ao avaliar uma oferta de emprego.
Também valorizo os benefícios, a cultura da empresa, as oportunidades de desenvolvimento profissional e a qualidade de vida geral que a empresa pode oferecer”.
Dito isso, se você puder obter mais informações sobre os valores dos salarios e benefícios oferecidos pela empresa, seria útil para avaliar se estão dentro de suas expectativas e alinhadas com sua realidadee a do mercado.
Na proxima página você sabera como responder a mais algumas perguntas feitas durante uma entrevista de emprego, veja no próximo artigo:
Conco perguntas que você precisa saber responder corretamente numa entrevista de emprego: