A partir da década de 1970, o norte de Goiás, foi definitivamente incorporados à dinâmica da expansão capitalista através da produção de grãos, da colonização privada, e da construção de grandes rodovias, como por exemplo a Trasamazônica, a BR-153 (Belém a Brasília) passaram a ser sinônimo de progresso, desenvolvimento e integração nacional, além de atraírem cpitais, migrantes e surgimento de cidades, foram fundadas com a ocupação agrícola, voltada basicamente para a dinâmica de exportação, principalmente de grãos como a soja, arroz a carne bovina e por último a cana-de-açúcar, porém foram responsáveis pela grande degradação ambiental, seja na destruição dos Biomas do Cerrado ou da Floresta de transição ou também com impactos negativos desta inserção econômica no âmbito social, cultural em comunidades tradicionais da área de influência dessas rodovias.

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]