O Tocantins ocupa lugar de destaque no cenário nacional quando o assunto é acesso ao crédito. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado aparece na 6ª colocação entre os 27 da federação com o maior volume de crédito concedido a pessoas físicas e jurídicas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo o estudo, a facilidade de acesso ao crédito é uma engrenagem fundamental para o desenvolvimento econômico. Ao garantir mais recursos disponíveis, tanto para empresas quanto para cidadãos, o estado cria oportunidades de expansão de negócios, inovação e geração de empregos. O indicador integra o pilar de Potencial de Mercado do ranking, e considera também fatores como o risco de inadimplência avaliado pelos bancos.
Tocantins supera boa parte dos estados do país
Na lista nacional, o Tocantins fica atrás apenas de Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul. O desempenho coloca o estado como o segundo mais bem posicionado das regiões Norte e Nordeste, reforçando sua crescente relevância no ambiente de negócios brasileiro.
O governador Wanderlei Barbosa comentou os números e destacou o ambiente de confiança que o estado vem conquistando. “Esse volume de crédito mostra que há um ambiente de negócios propício no Tocantins. Além disso, a maior disponibilidade de crédito também permite que os consumidores adquiram bens e serviços, movimentando setores importantes como o comércio e os serviços”.
Para o secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, o bom desempenho do estado é resultado de uma combinação de fatores, entre eles, a política de incentivo à atividade empreendedora. “A concessão de crédito estimula a economia, fortalece o empreendedor tocantinense e estabelece oportunidades para novos negócios, o que contribui diretamente para o crescimento do nosso PIB”.
Indicador reflete confiança do setor financeiro
O dado analisado representa o saldo de crédito – tanto para empresas quanto para cidadãos – em proporção ao PIB estadual. Quanto maior essa proporção, maior o acesso ao crédito por parte da população e do setor produtivo. O índice também é influenciado pela percepção de risco por parte dos bancos, o que torna o bom posicionamento do Tocantins ainda mais expressivo.