Mutirão nacional de negociação de dívidas começa nesta sexta-feira, 1º

Essa negociação não se aplica a consumidores em situação de superendividamento, que são aqueles que não conseguem quitar suas dívidas sem comprometer sua subsistência ou de sua família

 

Durante o mês de novembro, quem possui pendências financeiras com bancos e financeiras poderá renegociar suas dívidas. É uma chance para que consumidores regularizem débitos e melhorem sua saúde financeira.

Começando nesta sexta-feira, 1º , o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira oferecerá aos consumidores uma oportunidade para quitar ou reduzir suas dívidas. Organizada pela Febraban, Banco Central, Senacon e Procons de todo o Brasil, a ação tem como objetivo facilitar o reequilíbrio financeiro de quem está endividado.

Na edição realizada em março deste ano, mais de 1,6 milhão de contratos foram renegociados. No site do mutirão, consumidores podem conferir a lista de bancos participantes. O mutirão deste ano segue até 30 de novembro.

Podem ser renegociadas dívidas como as de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos bancários, desde que estejam em atraso, sem bens como garantia e que ainda estejam dentro do prazo de cobrança.

Condições oferecidas para a negociação

Durante o mutirão, as instituições participantes oferecem condições como parcelamentos, descontos no valor total da dívida e até juros menores para refinanciamento, de acordo com as políticas de crédito de cada uma.

Exceções para o superendividamento

O mutirão não se aplica a consumidores em situação de superendividamento, que são aqueles que não conseguem quitar suas dívidas sem comprometer sua subsistência ou de sua família. Para esses casos, a recomendação é buscar orientação diretamente no Procon.

Consulta de dívidas no sistema registrato

Cada consumidor pode verificar suas pendências financeiras pelo sistema Registrato, do Banco Central, que permite acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos. Para utilizar o sistema, é necessário ter um cadastro ativo no portal Gov.br, o canal digital do governo.

Canais para a negociação de dívidas

As renegociações podem ser realizadas diretamente com o banco ou financeira pelos canais oficiais de atendimento ou com apoio do portal Consumidor.Gov.Br. Para essa última opção, também é preciso ter uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais