O governo do Estado sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, que organiza o orçamento do próximo ano e indica onde os investimentos serão priorizados, incluindo concursos públicos, obras na saúde e melhorias na educação.
A LDO foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Aleto) no dia 5 de novembro e sancionada pelo governo sem vetos às emendas dos parlamentares. O texto está disponível no suplemento do Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira, 4.
A lei trata das metas e prioridades da Administração Pública Estadual, da organização do orçamento, das diretrizes para execução e avaliação, e das emendas parlamentares, entre outros pontos.
Segundo o governo, as prioridades da LDO foram definidas com base no Plano Plurianual (PPA 2024-2027), com participação da sociedade. Para 2026, os temas principais incluem:
-
Saúde e bem-estar
-
Educação, ciência, tecnologia e inovação
-
Segurança, assistência social e cidadania
-
Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda
-
Infraestrutura econômica e urbana
-
Gestão pública e governança
-
Meio ambiente e mudanças climáticas
Saúde
Na área da saúde, o governo prevê a continuação das obras dos hospitais gerais de Araguaína e Gurupi, e do Hospital da Mulher e Maternidade. Também estão previstas 12 mil cirurgias eletivas e estudos para ampliar a rede de atendimento.
Educação
Entre as prioridades da educação estão a ampliação da Unitins, com atenção para cursos na área da saúde, e estudos para reforma e reestruturação da Casa do Estudante em Araguaína, Arraias, Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Segurança e concursos
Na segurança, a prioridade é o concurso da Polícia Civil, com estudos iniciados para realizar também concurso para a Polícia Penal.
Infraestrutura e obras
O governo pretende dar início às obras de duplicação da Ponte Governador Siqueira Campos, na TO-080, e à pavimentação de outras rodovias do estado.
Gestão pública
Nos estudos de gestão, estão previstos concursos públicos estaduais, garantindo a continuidade da estruturação da administração para 2026.










