O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nessa quarta-feira, 20 , que o resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que estava previsto para ser divulgado nesta quinta-feira, 21 , será adiado. Segundo a pasta, um novo cronograma será publicado em breve, e as informações sobre o processo continuam sendo atualizadas na página oficial do concurso.
Recentemente, uma decisão da Justiça Federal do Tocantins reverteu a eliminação de candidatos que haviam preenchido incorretamente o cartão de respostas da prova. A medida foi tomada após o Ministério Público Federal questionar a exclusão dos candidatos que não marcaram corretamente o tipo da prova no gabarito, mas seguiram corretamente as instruções do edital, incluindo a transcrição da frase exigida.
O juiz Adelmar Aires Pimenta determinou que os candidatos não deveriam ser desclassificados, desde que tivessem cumprido ao menos uma das medidas de segurança exigidas. O MGI, no entanto, não confirmou se essa decisão foi a razão para o adiamento do resultado.
Próximos passos após a divulgação dos resultados
Com o novo cronograma, a divulgação dos resultados finais do concurso será seguida pela convocação dos aprovados para a posse e realização de cursos de formação. Aqueles que não obtiveram notas suficientes para as vagas imediatas poderão ser incluídos em uma lista de espera, que possibilitará futuras convocações.
O concurso, realizado em 18 de agosto, contou com provas aplicadas em 228 cidades de todo o Brasil. Originalmente agendadas para os meses de abril e maio, as provas foram adiadas devido às chuvas no Rio Grande do Sul. A abstenção foi de 54,12%, com 970.037 candidatos presentes nos dois turnos de provas.