Concurso

Prefeitura de Palmas abre seleção exclusiva para motoristas mulheres no transporte coletivo

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) anunciou, durante esta semana, a abertura do edital de chamamento para o Processo Seletivo Simplificado, destacando a promoção da participação feminina na categoria de motoristas do transporte coletivo. Com o intuito de ampliar a representatividade das mulheres nesse setor, a iniciativa visa incentivar mais condutoras a integrarem as equipes. Ao todo, serão disponibilizadas oito vagas para contratação temporária, além da formação de cadastro de reserva. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de janeiro, na sede da Agência, situada na Avenida Teotônio Segurado, ACSU-SE 70, Conjunto-1, Lote-2, 2ª Etapa, Fase I.

Os requisitos para participação no processo seletivo incluem idade mínima de 21 anos, habilitação para condução de veículos na categoria D, curso especializado para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros, ausência de infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH, e não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

O salário oferecido é de R$ 2.849,29, além de benefícios como vale alimentação. O edital destaca a importância de que o curso especializado para condutores de veículos de transporte coletivo esteja atualizado na Carteira Nacional de Habilitação. As candidatas devem apresentar cópias dos documentos necessários, como ficha de inscrição preenchida, comprovante de escolaridade, CNH, documento comprobatório de conclusão do curso especializado, e carteira de trabalho especificando a função e as datas inicial e final para contagem do tempo de serviço.

Eliezer Moreira, presidente da ATCP, ressaltou a relevância do projeto para a promoção da igualdade de gênero no âmbito profissional. “Com essa iniciativa, a Prefeitura e a ATCP buscam não apenas preencher vagas, mas também contribuir para a quebra de estereótipos de gênero, incentivando a presença de mais mulheres no setor de transporte coletivo da cidade”.

As motoristas selecionadas integrarão preferencialmente a equipe dos ônibus exclusivos para mulheres, uma novidade da atual gestão que visa proporcionar mais segurança às usuárias do transporte público municipal. Atualmente, a linha exclusiva para mulheres conta com dois veículos e quatro condutores, incluindo uma mulher, Angla Maria Alves. Eles circulam de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 20 horas, realizando a linha E Eixão (13-I – Javaé/Apinajé e 13-V – Apinajé/Javaé). Conforme informações da ATCP, a partir de janeiro de 2024, o transporte exclusivo de mulheres contará com mais dois veículos, cujas rotas serão definidas conforme a demanda.

Angla Maria Alves única mulher motorista do transporte público de Palmas – Foto: Regiane Pires/Secom Palmas
Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida

Compartilhar
Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)