A Comissão do Concurso Público da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) entregou, nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, à Mesa Diretora da Casa, o relatório preliminar contendo o resultado das inscrições homologadas, totalizando expressivas 29.973 candidaturas. A avaliação foi conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), deferindo 28.614 inscrições referentes ao Edital 01/2023, das quais 2.590 foram isentas, e 1.359 inscrições do Edital 02/2023, sendo 146 isentas.
Para o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), o volume de inscrições superou as expectativas iniciais, que oscilavam entre 8 e 16 mil candidaturas. “O número de inscrições nos surpreendeu e isso é muito bom. Prova a seriedade com que as pessoas estão encarando esta proposta da Assembleia Legislativa e também da empresa que realiza o certame. Espero que continue dando tudo certo e que muito em breve tenhamos novos servidores concursados, prestando um bom trabalho para a população”, afirmou o presidente.
A lista completa das inscrições homologadas está disponível no site da FGV, juntamente com os resultados preliminares de inscrições homologadas e indeferidas das vagas reservadas aos negros e pessoas com deficiência, além dos pedidos de atendimento especial. Essas informações também foram publicadas em edição suplementar do Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Aleto nesta quarta-feira.
O prazo para contestações do resultado preliminar encerra-se nesta sexta-feira, dia 9. Os candidatos têm acesso ao status de suas inscrições na página do concurso: link.
Arrecadação e Orçamento
Das quase 30 mil inscrições homologadas, 27.237 foram pagas, resultando em uma arrecadação superior a R$ 2,7 milhões para a Aleto. Esse montante será incorporado ao orçamento da instituição. Segundo Amélio Cayres, o valor é suficiente para cobrir os custos da banca organizadora do concurso, estimados em cerca de R$ 2,3 milhões, e ainda atender outras demandas de custeio da Casa.
O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Aldair Gipão (PL), Eduardo Fortes (PSD), Janad Valcari (PL), Júnior Geo (Podemos), Jorge Frederico (Republicanos), Léo Barbosa (Republicanos), Luciano Oliveira (PSD), Marcus Marcelo (PL) e Moisemar Marinho (PSB), além dos membros da Comissão de Concurso da Aleto: Alcir Raineri Filho (procurador-geral), Antônio Lopes Braga Júnior (diretor administrativo) e Regismarques Camarço (diretor de pessoal). O diretor-geral da Aleto, Irisfran de Sousa, e outros diretores de áreas da Casa Legislativa também estiveram presentes na entrega do relatório.