Na terça-feira, 16, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou mais uma cerimônia de posse para os servidores aprovados no concurso público da Casa. Nesta etapa, nove dos 18 nomeados em 1º de setembro tomaram posse, em uma solenidade que contou com a presença de parlamentares, familiares e demais servidores.
Até agora, a Aleto já empossou 46 novos servidores das carreiras de técnico, analista legislativo e policial legislativo II. A previsão é que pelo menos metade dos 105 aprovados sejam empossados ainda este ano.
O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou durante o evento que seguir o cronograma de convocações mostra o compromisso da Casa com a valorização do serviço público. “Esta posse é uma missão cumprida, resultado do trabalho conjunto de todos os deputados. Até setembro de 2026, acredito que todos os aprovados terão sido chamados”, afirmou.
Cayres também deu boas-vindas aos novos servidores, ressaltando a importância do trabalho deles para o funcionamento da Casa: “Esta Casa é formada pela união dos servidores a serviço da sociedade e tem o privilégio de contar com o reforço de novos concursados comprometidos com o serviço público”.
Parlamentares destacam a importância da posse
O deputado Professor Júnior Geo (PSDB) lembrou que a posse representa um sonho realizado, trazendo estabilidade e motivação aos empossados. “Essa posse foi a realização de um sonho, que vai mudar a vida de seus filhos e netos, e permite trabalhar com autoestima e motivação na busca de novos objetivos”, disse.
Já o deputado Luciano Oliveira (PSD) parabenizou os empossados e agradeceu ao presidente Amélio Cayres pelo empenho em garantir estabilidade e melhores condições na Aleto, incluindo a ampliação da sede.
Novos servidores
Entre os empossados, Juciene dos Santos Araújo, como analista legislativo na área de Administração, destacou o compromisso de contribuir com a Casa: “O processo foi concorrido, mas fomos aprovados. Queremos colaborar, colocar nosso empenho nesse trabalho e ajudar a Aleto a cumprir sua missão com êxito”.
Amanda Cardoso Borges, técnica legislativa em Assistência Administrativa, comentou sobre a segurança que o novo cargo proporciona. “O novo trabalho representa estabilidade e segurança financeira, algo que sempre sonhei”.
A nova policial legislativa Aryelle Povoas Marinho enfatizou esforço e dedicação. “É gratificante fazer parte desta nova geração de servidores efetivos do Poder Legislativo e contribuir com o Estado e a Casa de Leis. Espero continuar avançando na carreira e fazendo o melhor pelo nosso Estado”.