Inmet alerta para baixa umidade e calor intenso no Tocantins com aumento do risco de incêndios; confira recomendações e previsões
Em algumas regiões, a umidade pode cair para preocupantes 10%
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira, 16 , um alerta amarelo de perigo potencial para todos os 139 municípios do Tocantins, devido à baixa umidade do ar. Em algumas regiões, a umidade pode cair para preocupantes 10%, o que pode resultar em sintomas como tontura, dor de cabeça, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Além dos problemas de saúde, o tempo seco aumenta significativamente o risco de incêndios e dificulta o controle de queimadas já em andamento, como as que estão devastando a Ilha do Bananal.
Com a intensa seca e umidade em níveis críticos, especialistas orientam a população a adotar medidas para proteger a saúde e minimizar os efeitos desse clima severo. Manter-se bem hidratado é fundamental, portanto, beba água frequentemente.
Outra recomendação importante é evitar a exposição ao sol durante as horas mais quentes, buscando sempre a sombra e ambientes frescos. Se possível, reduza o esforço físico ao ar livre para evitar sobrecarga. A aplicação de hidratantes e a umidificação dos ambientes podem ajudar a combater o ressecamento da pele e o desconforto causado pelo tempo seco.
Condições Climáticas nas Principais Cidades
- Palmas: A capital enfrenta dias de sol com poucas nuvens, com temperaturas oscilando entre 22°C e 39°C. A umidade pode cair para 20%, favorecendo o surgimento de novos incêndios.
- Gurupi: A situação é crítica, com os termômetros marcando até 40°C e a umidade despencando para 10%.
- Araguaína: A previsão indica temperaturas entre 22°C e 39°C, com 20% de umidade, o que também representa risco de queimadas.
- Dianópolis: O cenário mais alarmante, com umidade de apenas 10%, e temperaturas que variam de 20°C a 39°C.
A previsão aponta a continuidade desse quadro de calor intenso e baixa umidade, sem alívio à vista.