Tocantins e Embratur firmam parceria para internacionalizar o turismo da região

Durante o evento, foi lançado o Plano Nacional do Turismo - 2024/2027, que inclui 20 programas e um projeto de divulgação e marketing

 

Na tarde da última sexta-feira, 9, o Governo do Tocantins e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de promover as Rotas Amazônicas Integradas (RAI) no mercado internacional.

A assinatura ocorreu com a presença do secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho. A parceria visa destacar as experiências turísticas exclusivas da região Norte do Brasil e aumentar sua visibilidade global.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, expressou seu agradecimento pela colaboração dos gestores de turismo e reforçou o compromisso do Governo Federal com a divulgação internacional dos estados amazônicos.

“O turismo permite que vejamos essa vasta região de forma integrada, reconhecendo suas necessidades e celebrando a diversidade”, afirmou Freixo. Também confirmou que as Rotas Amazônicas serão destacadas em feiras de turismo nacionais e internacionais.

Diversidade e Sustentabilidade

O secretário de Turismo, Hercy Filho, celebrou o momento, destacando a relevância de promover o turismo na Amazônia. “Neste contexto em que a diversidade é uma prioridade global, é fundamental focar no desenvolvimento do turismo na Amazônia, assegurando sua preservação e sustentabilidade”, destacou Filho.

Participação Tocantinense no Seminário Nacional de Turismo

No mesmo período, o Tocantins participou do 1° Seminário Nacional de Regionalização do Turismo. O evento possibilitou a apresentação de soluções e resultados, além de promover a troca de experiências entre as entidades regionais e federais, reforçando a importância da colaboração no setor.

Abertura do Salão Nacional do Turismo

A cerimônia de abertura do Salão Nacional do Turismo contou com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, dos ministros do Turismo, Celso Sabino; das Mulheres, Cida Gonçalves; e dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Também estavam presentes o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e outras autoridades do setor.

Durante o evento, foi lançado o Plano Nacional do Turismo – 2024/2027, que inclui 20 programas e um projeto de divulgação e marketing. O ministro Celso Sabino assinou e entregou a portaria aos participantes, celebrando a retomada do Salão do Turismo após 12 anos. “Esse plano é uma grande conquista”, afirmou Sabino.

Geraldo Alckmin, vice-presidente, enfatizou a importância do turismo para a economia e a sociedade. “O turismo é saúde, educação, paz e economia. É o setor de serviços, especialmente o turismo, que garantirá a geração de renda”, afirmou Alckmin.

Também destacou que o câmbio atual favorece tanto o turismo interno quanto o internacional, além de um cenário social que atrai visitantes estrangeiros. “Todo apoio ao turismo”, concluiu Alckmin.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais