Bombeiros do Tocantins são enviados ao Rio Grande do Sul para auxiliar nos esforços de resgate

O Rio Grande do Sul enfrentou fortes chuvas nos últimos dias, resultando em mais de 70 mortes e mais de 100 pessoas desaparecidas

 

Nesse domingo, 5 , o governador Wanderlei Barbosa, solicitou ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) o envio imediato de homens, cães e equipamentos para integrar as operações de busca e resgate das vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul.

O Rio Grande do Sul enfrentou fortes chuvas nos últimos dias, resultando em mais de 70 mortes e mais de 100 pessoas desaparecidas. A mobilização da Defesa Civil e da Polícia Civil, com apoio de outros estados, está em curso. O governador autorizou o envio de uma equipe do Corpo de Bombeiros do Tocantins para auxiliar nos esforços de resgate.

“Nossa corporação se desloca nesse domingo para ajudar os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Entendemos que o estado gaúcho vive uma situação delicada, no qual as fortes chuvas estão tirando vidas e isso muito nos preocupa. Nós temos a confiança em nosso Corpo de Bombeiros, e temos a certeza que um bom trabalho será feito, pois conhecemos o potencial do nosso efetivo e sabemos que temos equipes qualificadas”, disse o governador Wanderlei Barbosa.

O tenente-coronel Donaldo Lourinho de Oliveira, comandante da Companhia Independente de Busca e Salvamento, expressou otimismo e disposição para ajudar o Rio Grande do Sul em meio à tragédia.

“A expectativa é grande, pois se trata de um desastre de grande proporção e estamos em constante diálogo com todas as corporações do Brasil, nos colocando à disposição para ajudar os nossos irmão gaúchos. Temos uma equipe qualificada e preparada, vamos chegar no Sul para contribuir e levar levar socorro para o máximo de pessoas possível, queremos garantir salvamento e conforto para as famílias daquele estado”, declarou o tenente-coronel Donaldo Oliveira.

ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL

Devido às intensas chuvas e inundações, o Rio Grande do Sul declarou estado de calamidade pública na última quarta-feira, permitindo mobilização de recursos públicos para áreas afetadas. O Tocantins está pronto para colaborar nas operações de busca e resgate, se necessário.

A Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins atua em operações de resgate durante emergências. Com uma equipe capacitada e cães especialmente treinados para missões de busca e salvamento, a SBRESC intervém em uma variedade de cenários, incluindo desastres naturais e buscas por pessoas desaparecidas, para auxiliar as comunidades afetadas.

 

 

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais